FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XIX

 

Questão 920 comentada

CAPÍTULO 02

0920/LE

FELICIDADE TERRESTRE

 

Felicidade na Terra ainda não existe, do modo que se pensa ser ela. O planeta ainda é de expiação e provas, isso nos revela “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Quando passar esse ciclo de limpeza, poderás vislumbrar os caminhos da felicidade e entrar por eles.

Na verdade te dizemos que está próximo para que entres na era da luz, onde os pensamentos deverão ser trabalhados, e é certamente a Doutrina dos Espíritos que tem a missão de mostrar aos espíritas o porvir cheio de encanto, porque serão mediatários desta luz.

Toda a felicidade, tornamos a dizer para teu coração, nasce dentro da alma, por ser ela fonte inesgotável de vida. Se queres ser feliz, procura o Cristo que te mostra, pelo Evangelho, todas as sendas da vida, meios de o próprio Espírito se educar, observando todos os impulsos dos sentimentos, e pela compreensão saber selecionar, fixando-se no bem, onde pode assentar o próprio amor.

Toda a felicidade, tornamos a dizer para o teu coração, nasce dentro da alma, por ser ela forte, por ser ela fonte inesgotável de vida.Se queres ser feliz, procura o Cristo que te mostra, pelo Evangelho, todas as sendas de vida, meios de o próprio Espírito se educar, observando todos os impulsos dos sentimentos, e pela compreensão saber selecionar, fixando-se no bem, onde pode assentar o próprio amor.

A felicidade está onde não existe mácula, onde se desconhece o rancor, o ciúme, onde não existe nem lembrança do egoísmo e no dicionário da mente não se encontra a palavra orgulho. No Espírito puro, a sua consciência é imperturbável diante de todas as emoções negativas, diante de todos os males que possa ver; ele não se perturba com o ambiente negativo onde esteja, trabalhando para harmonizar os que sofrem.

Felicidade é paz interior, e paz com Jesus é trabalho permanente em favor de luz espiritual. O Espírito nestas condições é o mediador de Deus na Terra, de modo a acender a luz do Cristo nos corações sofredores.

No mundo, és agredido pelas sementes do mal que semeaste no passado. Elas são lições, embora difíceis, e enquanto estiveres sob a influência da expiação, não podes perceber a existência da felicidade. No entanto, o mal não é eterno; ele vai se aliviando pelo tempo e o esforço próprio, e nesta suavização podes vislumbrar o céu tocado de estrelas, onde podes respirar aliviado avistando o céu e, certamente, compreendendo a existência de Deus. A melhora da alma é sentida por ela mesma, como estado de sofrimento interno. Ninguém esconde os segredos que traz no seu íntimo, porque eles se manifestam exteriormente às vistas de todos. A árvore que dá bons frutos é conhecida por todas as criaturas, e ela deve ser agredida pelos famintos.

Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. (Lucas, 6:44)

Eis porque se reconhece o homem de bem em todos os atos da vida que ele leva. Seus atos são os frutos, sua palavra o ambiente em que vive e sua presença, a paz ou a guerra em que vive na intimidade.

A felicidade na Terra é relativa à posição tomada pela alma. O seu destino é feito pelas suas ações e o que plantar hoje colherá amanhã. Certamente que não podes conquistar a felicidade de um dia para o outro. Ela tem um preço no correr dos milênios. Não podes esmorecer. A eqüidade deve ser consubstanciada no dever e esse na fé, para que o ambiente de luz não deixe de clarear, mesmo que seja pouco, mas será o suficiente para avistar os caminhos que devem ser seguidos na intuição provinda do Mestre.

Se somos todos filhos de Deus, como o Pai de amor esquece Seus filhos do coração? Se os pais da Terra não fazem isso, o do céu é que nunca pode proceder assim. Não existe felicidade total no mundo, mas, não é por isso que vamos dizer que ela não existe. Essa paz se encontra cada vez mais se aproximando da humanidade, porque ela está preparando, ela está chegando, mesmo que não se perceba, para alegria dos corações.

Aparentemente o mundo está piorando, mas, pelos olhos do Espírito com Jesus, o carma coletivo está findando, de maneira que o Sol vai ser avistado para clarear as almas para sempre. Lembremo-nos que Deus e Cristo nos comandam a todos, e Eles não erram; os nossos destinos estão sendo norteados para o amor.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb