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O PERISPÍRITO TEM FORMA?
O perispírito não tem forma, no entanto, ele é obediente à determinação do
Espírito, e conserva aquela que o Espírito lhe dá, inspirado na forma
esquematizada pelos instrutores da humanidade, que se reflete no corpo
físico. Assim como o perispírito toma as dimensões engendradas pelo
Espírito, o corpo físico obedece às regras do perispírito na sua formação
congênita.
Mas, o corpo de carne herda , até certo ponto, muitos traços dos seus
ancestrais. A lei de hereditariedade é um fato que a ciência do mundo
reconhece. Até certas doenças são assimiláveis para os descendentes, com
muita propriedade, e essas hereditariedades, em casos diversos se
interpenetram por vibrações afins. Os males psicológicos são também
transferíveis e, em muitos casos, passam para o mundo biológico, e por
vezes, de forra bem acentuada. A descoberta do cientista russo Pavlov dos
reflexos condicionados é um ponto de partida e apoio para as doenças
herdadas ou, por vezes, assimiladas por nós, quando ouvimos alguém falar
em doenças, e mesmo a criação de ideias e suas materializações, na
psicosfera da Terra, pelos homens decadentes mentalmente.
Tudo que se cria mentalmente toma forra e passa a viver no campo propício
da vida de quem criou. A ciência oficial fala muito em hereditariedade,
contudo, examina essas leis somente no corpo físico. Porém, ela tem mais
amplitude na seara mental e é muito mais absorvida pelas emoções
semelhantes às dos criadores.
O corpo perispirítico é de natureza extraordinária no que tange à
sensibilidade. O sistema nervoso do complexo humano recebe do perispírito
cargas e mais cargas de energias, de acordo com os sentimentos, capazes de
equilibrar todo o soma, como de desarmonizar todos os seus princípios
harmoniosos. Depende da educação da alma, e foi sem explicar
particularidades que o Evangelho apareceu no cenário do mundo, na sua mais
profunda simplicidade, para educar o ser humano; entretanto, se estudado
cientificamente, toma-se o livro mais científico do mundo, por falar das
principais verdades ligadas à alma, com todos os seus possíveis corpos e a
sua mais elevada harmonização.
O perispírito não tem forma definitiva, mas tem forma relativa com o
ambiente onde foi criado. O homem, ou mesmo o Espírito desencarnado,
conhecedor dessas verdades, passa a educar a mente, usando todos os
recursos possíveis. É pelos pensamentos que nascem as ideias, e são elas
que determinam a qualidade do Espírito e o plano em que ele vive na escala
dos seres.
Os impulsos inferiores desqualificam os sentimentos, enervando as energias
sublimadas e tornando-as em magnetismo inferior, de sorte a pesar a carga
vibratória e endurecer as sensibilidades do corpo astral, que serve ao
Espírito como carro de condução, e ele, animalizado, torna-se pesado e de
difícil manejo, é qual o animal lerdo que, mesmo sob os mais drásticos
açoites, ainda é insensível ao comando. A Doutrina dos Espíritos, sob a
influência do Cristo, vem nos ajudar a sair desse letargismo primitivo e
alcançar o despertamento, dos dons espirituais, de maneira a nos libertar
da escravidão da ignorância.
O perispírito é semimaterial, pela sintonia que deve ter entre o Espírito
e o corpo; ele faz a junção dos dois, para que o Espírito alcance a luz.
Com o tempo e a reforma do homem, pode tornar-se puro, de sorte a ficar
mesmo invisível a alguns olhos espirituais, como pode, em muitos casos,
ser tão material ao ponto de confundir-se com os próprios homens.
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