Prefácio de Bezerra de Menezes - Filosofia Espírita - Volume IV

 

Leitor amigo, é nosso dever conversar contigo e, para tanto, temos de usar as vias da mediunidade. É por ela que desejamos a todos que lerem e meditarem sobre estas páginas, que colham bons frutos deste livro, que é inspirado em perguntas e respostas de “O livro dos Espíritos”, obra basilar da Doutrina que muito amamos, sentindo-nos gratificado com o crescimento dos amados companheiros que despertam para a luz do entendimento.

Dentro da obra-fonte que inspirou este livro - estão as leis sutis de Deus, irradiando-se para o conhecimento das criaturas, onde podes beber a água que Jesus ofertou à Samaritana, e nunca mais terá sede.

A caridade maior é aquela que mostra ao ser humano como viver os preceitos do Nosso Divino Mestre, é a transformação do homem, em cujo despertar a Doutrina Espírita tem um grande empenho. Se falamos de caridade, devemos começar a praticá-la no desabrochar dos pensamentos, porque as idéias irradiam forças, e essas forças cobrem todo o planeta com os sentimentos que depositamos na sua estrutura.

Oriundo da Verdade Maior, o Espiritismo é essência desta Verdade que envolve as criaturas, conduzindo-as pelo caminho da salvação. Ele dá todas as informações acerca de como nos prepararmos na senda da Luz, superando as nossas deficiências e permitindo-nos alcançar, com o esforço próprio a tranqüilidade imperturbável de consciência. Esse é o maior prêmio que a natureza divina nos oferece, depois que passamos por todas as tribulações das vidas sucessivas.

Pedimos-te que as leias sempre meditando sobre elas, colocando-as em prática e nunca te deixando ser envolvido somente pelas teorias. Elas são boas, nos mostram os caminhos, porém, nós é que temos de andar sem esmorecimento, ferindo os pés, carregando a nossa cruz, sendo apedrejados e escarnecidos, este é o processo de despertamento das criaturas. Permanecer dormindo, presos aos gozos transitórios e humanos, é acarretar dores para o futuro e problemas para o amanhã. Se já abristes os olhos para as coisas espirituais, esforça-te para compreender Deus e o porquê da obra gigantesca do Senhor. A carne é como uma esponja, que absorve as vibrações negativas criadas pela alma, drenando a consciência e mostrando, pelo que ocorre, o que devemos fazer. Muda com Jesus, se já estás com Ele, e nunca perderás os rumos das esferas superiores. “Filosofia Espírita”, escrita pelo nosso companheiro MIRAMEZ, acrescenta mais um pouco de entendimento espiritual, mostrando as responsabilidades do Espírito ao conhecer a verdade.

O tempo está cada vês mais limitado e este tempo a que nos referimos é o fim das coisas maléficas e pedimos ao Senhor que as mudanças não sejam com violência, ainda que os homens, pelo modo que procedem, gerem violência. Confiamos na misericórdia de Deus, pois, como Pai amoroso e santo, a Sua bondade ultrapassa os nossos entendimentos.

Agradecemos a Deus por mais um pingo de luz que chegou à Terra, por muitos esforços dos irmãos delicados ao bem comum. Rogamos a Jesus Cristo que nos abençoe, para que esta obra, como tantas outras da mesma lavra, cresça e desperte a caridade nos corações, aquela que não exige e que não especula, transformando-se em amor em todos os corações que doam e recebem. Que a paz seja com todos.

BEZERRA

Belo Horizonte, 28 de Fevereiro de 1985.

 

<< Voltar à Página Anterior <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb